News & Announcements

09/10/2014: Presidente da República recebe explicações sobre nova fábrica de cerveja

Presidente da República recebe explicações sobre nova fábrica de cerveja

Luanda - O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, recebeu hoje, quinta-feira, em Luanda, explicações detalhadas sobre o funcionamento da nova fábrica de cerveja, durante a visita que efectuou ao empreendimento, cuja produção visa essencialmente reduzir as importações.

A  nova fábrica Lowenda Brewery Company.Lda, situada na Zona Económica Especial (ZEE), no município de Viana, província de Luanda, tem capacidade de produção anual de cem milhões de hectolitros de cerveja, de marca "Bela".

Depois do encontro que manteve com membros da direcção da empresa, o titular do Poder Executivo, em companhia do Vice-presidente da República e de outros responsáveis, visitou as distintas áreas da imponente infra-estrutura.

A companhia, que vai garantir emprego a 250 jovens angolanos, nesta primeira fase ocupa uma superfície de 102.000 metros quadrados, devendo dedicar-se igualmente a formação de técnicos nacionais.

O sistema de fabricação da cerveja "Bela" basea-se na utilização de levedura de origem alemã, malte australiano, além do lúpulo.

Para atingir uma gestão científica e moderna, a companhia privilegia a operacionalidade de um sistema informatizado de gestão em rede, que permite o controlo automático do processo de produção, podendo, em grande medida e efectivamente, garantir a qualidade do producto.

A água para a fabricação provêm do rio Cuanza, através de uma tubagem de aproximadamente 30 quilómetros. A capacidade de tratamento de água é de mil toneladas, por dia, sendo possível a reutilização do líquido resídual em jardinagem e limpeza, alé de outras utilidades.

O imóvel, no qual laboram também 170 expatriados, comporta salas de fabrico, de fermentação e de máquinas, caldeiras de geradores e secagem, escritórios, refeitório, dormitórios e demais dependências.

Na mesma Zona Económica Especial, saliente-se, o Chefe de Estado Angolano, no quadro desta jornada de campo, visitou igualmente uma nova fábrica de cimento, que terá uma capacidade de produção 10 mil toneladas/dia.