News & Announcements

14/11/2011: Crédito Agrícola de Campanha contempla 24 mil agricultores

Crédito Agrícola de Campanha contempla 24 mil agricultores
 
Luanda – Pelo menos 24 mil produtores familiares beneficiaram de um total de 47 milhões de dólares norte-americanos do Crédito Agrícola de Campanha, desde 2010, altura do lançamento do empréstimo pelo Executivo, declarou o ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e das Pescas, Afonso Pedro Canga.
 
 "Os valores foram concedidos por bancos comerciais, após parecer favorável dos comités de pilotagem às propostas de investimentos dos beneficiados", precisou o governante no programa Espaço Público da Televisão Pública de Angola.
  
Sobre as taxas de juro, o responsável esclareceu que por altura do lançamento do programa, o Executivo determinou como taxa básica 21 porcento, cabendo aos beneficiários pagar cinco porcento e a restante percentagem é paga pelo Estado.
 
O Crédito de Campanha é regido por um decreto executivo conjunto, que aprova o regulamento do crédito agrícola de 350 milhões de dólares norte-americanos, destinado a facilitar o acesso ao empréstimo a pequenos e médios produtores e associações de camponeses, formalizado em Abril de 2010, por membros do Governo.
 
 
Durante o Espaço Público, Afonso Pedro Canga, debruçou-se, entre outros assuntos, sobre a contribuição do sector florestal no PIB, da produção de algodão no país, da materialização de projectos de grande e média escala e da auto-suficiência de Angola em certos produtos.