News & Announcements

22/09/2014: Ministra Fátima Jardim participa na Cimeira sobre Alterações Climáticas

Ministra Fátima Jardim participa na Cimeira sobre Alterações Climáticas

Luanda - A ministra do Ambiente, Maria de Fátima Jardim, encontra-se desde sexta-feira na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos, para participar da Cimeira Sobre Alterações Climáticas que decorrerá a 23 de Setembro, na sede da ONU, a convite de Ban Ki-moon, Secretário-geral das Nações Unidas.

Com o objectivo de estabelecer um ambicioso Acordo sobre alterações climáticas, a ministra angolana que participará em representação do Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, vai se juntar aos Chefes de Estado e de Governo de todo o Mundo convidados para esta cimeira, a fim de auscultar as suas perspectivas em relação ao Novo Regime Climático, o seu funcionamento, bem como as responsabilidades de cada país membro.

Segundo uma nota do Ministério do Ambiente chegado à Angop, as abordagens estarão focadas fundamentalmente sobre a mitigação e o financiamento.

Relativamente à mitigação, os participantes deverão debruçar-se sobre quais serão as responsabilidades dos países desenvolvidos, bem como as responsabilidades dos países subdesenvolvidos relativamente a esta matéria.

No que concerne ao financiamento, a cimeira abordará questões ligadas aos meios humanos, materiais e financeiros necessários para implementação dos projectos.

Além de participar da Cimeira, a ministra do Ambiente participa ainda, no dia 20 do mesmo mês e na mesma cidade, de um encontro de ministros do Ambiente de África e ministros do Ambiente da União Europeia, com objectivo de abordar o futuro regime climático a vigorar até 2020, que será assinado em 2015.

"As alterações climáticas são o maior desafio que esta geração e gerações futuras enfrentam", disse Ban Ki-moon, numa conferência de imprensa em Nova Iorque, tendo acrescentado que "as emissões estão a aumentar e o tempo começa a escassear".