News & Announcements

18/09/2014: Moxico: Inaugurada "Cidadela Jovens de Sucesso" de Sacassange

Moxico: Inaugurada "Cidadela Jovens de Sucesso" de Sacassange

Luena - A escola rural de capacitação e ofícios, denominada "Cidadela Jovens de Sucesso", localizada em Sacassanje , município do Moxico (sede), foi inaugurada, quinta-feira, pelo ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, António Pitra Neto.

O estabelecimento de ensino profissional, que vai ministrar cursos técnicos dos níveis I e II com duração de três anos, tem capacidade para 140 formandos, privilegiando jovens à procura do primeiro emprego e pessoas que queiram elevar as suas qualificações.

A Cidadela Jovens de Sucessos de Sacassanje vai ministrar 11 cursos, nomeadamente Agricultura e pecuária, Agro-Indústria, Operação e manutenção de Máquinas Pesadas, Agrícolas, Construções Rurais, Canalização, Carpintaria e mercenária, Electricidade, Rádio e TV e Serralharia.

Situada a 14 quilómetros a sul do Luena, esta instituição pública de formação profissional tutelada pelo Inefop, está dividida em três blocos, sendo o primeiro constituído pela oficina "A", que corresponde aos compartimentos formativos.

O bloco "B" é composto de um internato com 90 camas para formandos e dez reservados aos formadores e sala de lazer, enquanto o terceiro bloco "C", comporta a direcção administrativa e serviços de apoio, dos quais, um centro médico, mediateca, quadra desportiva multiuso e campo de futebol.

O último bloco "D" com uma infra-estrutura construída numa área de quatro hectares, corresponde ao centro de estudos agrícolas e profissionais composto de nove estufas, dois aviários, um estábulo (caprino), um hangar e um centro de armazenamento de produtos agrícolas.

Segundo informação colhida durante a visita do governante, um dos objectivos da "Cidadela Jovens de Sucesso" é oferecer oportunidade de formação integral aos jovens em geral e em particular aos mais carenciados, com vista à criação de condições para sua integração equilibrada no mercado de trabalho.

A cerimónia de inauguração foi testemunhada pelo governador provincial, João Ernesto dos Santos "Liberdade", membros do governo local e altos funcionários do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS).