News & Announcements

17/09/2014: Agostinho Neto foi defensor intransigente da luta de libertação dos povos

Agostinho Neto foi defensor intransigente da luta de libertação dos povos

Luanda - O vice-presidente do MPLA, Roberto de Almeida, disse hoje, em Luanda, que o Presidente Agostinho Neto foi impulsionador da libertação da África Austral e um defensor intransigente da luta de libertação dos povos em África e no mundo.

Em entrevista exclusiva à Angop, Roberto de Almeida revelou que a contribuição de Agostinho Neto a causa africana é cada vez mais reconhecida, sobretudo na região, mas ainda assim, se podia fazer muito mais.

"Agostinho Neto, para além de ter sido o herói da libertação de Angola e pai da Independência, deu um apoio incomensurável, inestimável, a libertação da Namíbia, do Zimbabwe e também a erradicação do Apartheid na África do Sul", frisou.

Para Roberto de Almeida, o primeiro Presidente de Angola tinha uma visão muito mais ampla sobre a luta de libertação dos povos.

"Nós tivemos, sem dúvida, a felicidade de ter encontrado em Agostinho Neto um Presidente com uma visão global da nossa luta e também, com a visão esclarecida de que a nossa luta não estaria completa sem a libertação de vários outros povos do mundo", exaltou.

No seu entender, por todos os feitos do "Herói Nacional", o reconhecimento actual ainda não é o devido, porque se sente que, às vezes, há alguma modéstia em enaltecer a sua figura.

"Felizmente, o Presidente José Eduardo dos Santos continuou nesta via e a ele, também, devem ser tributadas, como continuador dessa política no plano externo, as devidas honras e o devido reconhecimento, por ter sabido colocar-se a altura do tempo vivido na luta de libertação dos povos", reconheceu.

Angola comemora hoje o dia do Herói Nacional, em homenagem ao Presidente António Agostinho Neto, nascido a 17 de Setembro de 1922, em Ícolo e Bengo, e falecido a 10 de Setembro de 1979, em Moscovo, Rússia.