News & Announcements

16/09/2014: Angola participa em Cimeira Económica em Toronto

Angola participa em Cimeira Económica em Toronto

Ottawa - Angola participa na Cimeira Económica Canadá-África, que iniciou nesta (segunda-feira), na cidade canadiana de Toronto, província de Ontário.

O evento, que irá se prolongar até ao dia 18 deste mês, é uma promoção do Conselho Canadiano para África, designado de "CCAfrica", em parceria com o ministério canadiano dos Negócios Estrangeiros, Comércio e Desenvolvimento e o Banco Mundial.

A delegação de Angola é encabeçada pela presidente do Conselho de Administração da Agencia Angolana do Investimento Privado (ANIP), Maria Luísa Abrantes, acompanhada pelo embaixador Agostinho Tavares. A PCA da ANIP deverá debruçar-se sobre as parcerias entre as empresas públicas e privadas em situações duplamente vantajosas.

Dividido em cinco painéis, o fórum vai debater temas ligados ao "Crescimento de África", "Financiamento de Projectos", "Avaliação de Riscos", "As Oportunidades de Negócio em África", "A Parceria entre o Estado e os Empreendedores Privados", bem como a "A Transparência para o Desenvolvimento Positivo de África"

Estarão igualmente em discussão temas como "As Potencialidades do Canadá em Energia Renovável para o Desenvolvimento Sustentável de África", "As Telecomunicações e as Novas Tecnologias", "Maximização e Segurança do Transporte Aéreo", "O Uso da Força de Trabalho Africana", "A Agricultura e o Desenvolvimento Rural", "As Potencialidades Hidroeléctricas de África".

Além de Maria Luísa Abrantes, constam entre os oradores, o ministro canadiano do Comércio Internacional, o ministro das Finanças dos Camarões, o director comercial para África da companhia canadiana "Bombardier", o director da agência de investimento privado da Etiópia, o ministro do Ccomércio dos Camarões, o embaixador canadiano na Nigéria, a consultora do Banco Mundial para o Canada, Irlanda e Caraibas, bem como vários gestores do topo de empresas africanas e canadianas.