News & Announcements

11/09/2014: Cuanza Norte: Comboio da Cultura percorre trajecto Luanda/Malanje

Cuanza Norte: Comboio da Cultura percorre trajecto Luanda/Malanje

Ndalatando - Intelectuais ligados a acção cultural e artistas de diferentes províncias do país embarcam nesta quinta-feira a bordo de um comboio do CFL que fará o percurso Luanda/Malanje, no quadro de um projecto cultural denominada Comboio da Cultura.

Em entrevista telefónica à Angop, o director provincial do Cuanza Norte da Cultura, David João Buba, informou que a caravana,  a ser encabeçada pela Ministra da cultura, Rosa Cruz e Silva, integrará fazedores de cultura das províncias de Cabinda, Bengo, Luanda, Cuanza Norte, Uíge e Malanje.

Indicou que a iniciativa faz parte das várias actividades culturais em curso desde 30 de Agosto, em todo o país, inseridas no quadro do segundo Festival Nacional de Cultura (Fenacult/2014).

Durante paragens a serem feitas em diferentes estações serão apresentadas encenações teatrais, músicas, declamações de poesias,  bem como, realizadas exposições e sessões de venda de obras literárias e de artesanato, entre outras manifestações, informou David João Buba.

Cada província participante do Comboio da Cultura poderá estar representada por até 33 artistas de diferentes áreas de actividade, sendo o evento tido como uma oportunidade de exaltação da cultura de cada uma das regiões.

No Cuanza Norte,  a caravana será recebida na Estação ferroviária de Ndalatando, capital da província, num acto que será marcado pela exibição de grupos carnavalescos, de dança e de música, bem como por declamação de poesias.

No local será ainda visitada uma exposição retratando a vida e a obra do Primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, particularmente na sua faceta literária, cuja dimensão lhe confere o atributo de "Poeta Maior".

A caravana pernoitará em Ndalatando, onde a tarde e a noite serão preenchidas por palestras, espectáculos músico-culturais e por visita a uma exposição sobre a vida e a obra da rainha Njinga Mbandi e de Aimé Césaire. Este último, natural de Martinica, se despontou (em França) como um intelectual defensor da negritude,  nos primórdios do movimento pan-africanista do seculo XX.

Na manhã de sexta-feira, o grupo seguirá viagem para a província de Malanje, de onde regressará a Luanda no sábado.

Um segundo Comboio da Cultura,  com a participação de artistas varias províncias acontecerá a 18 deste mês, fazendo o percurso Luanda/Dondo, em saudação à Feira de Artesanato do Dondo (Cuanza Norte), que será aberta na mesma data.

O Fenacult/2014, um evento que visa promover e exaltar a riqueza e a dimensão da cultura angolana , foi aberto a 30 de Agosto último, tendo o encerramento marcado para o dia 20 deste mês.