News & Announcements

11/09/2014: Estado precisa da participação de todos nas questões sociais - diz ministra

Estado precisa da participação de todos nas questões sociais - diz ministra

Luanda - O Estado precisa da participação de todos para enfrentar as questões sociais, isso numa interacção recíproca com os seus parceiros sociais, considerou em Luanda, a Ministra da Família e Promoção da Mulher, Filomena Delgado.

Filomena Delgado destacou o facto ao intervir no "Encontro técnico e metodológico para o reforço das capacidades das Organizações da Sociedade Civil (OSC), igrejas e Direcção Provincial da Família e Promoção da Mulher (DIFAMU) em matéria de Planificação e Programação de Género".

Para a governante, a participação das OSC na esfera pública, introduz uma série de novos elementos ao cenário político, social e cultural, pela maneira diferenciada como intervêm e se relacionam com as comunidades se comparados com os actores tradicionais, tais como partidos políticos e instituições governamentais.

Segundo Filomena Delgado, a igreja teve sempre uma palavra a dizer e a sua intervenção foi sempre relevante nas comunidades em que se fixam, instruindo homens, mulheres, crianças e jovens.

Frisou que a igreja, nessa sua missão que vem desde os primórdios da história, tem apoiado através da sua intervenção na formação, instrução e educação, na saúde no apoio aos desfavorecidos e aos que sofrem.

Quanto ao encontro, destacou que o mesmo visará fortalecer as parcerias, já existentes, entre o MINFAMU e as ONG, as associações socioprofissionais e outras organizações da sociedade civil, incluindo as igrejas.