News & Announcements

07/09/2014: Reaberto Museu Nacional da Escravatura

Reaberto Museu Nacional da Escravatura

Luanda- A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, procedeu hoje, domingo, a reabertura do Museu Nacional Escravatura, localizado no município de Belas, em Luanda. A inauguração, que surge com uma exposição permanente, enquadra-se no programa de actividades do II Festival Nacional de Cultura (Fenacult2014).

Após o corte da fita, a ministra percorreu o espaço totalmente reabilitado e, de forma sintética, o responsável pelo museu, Valdimir Fortuna, explicou aos presentes os vários compartimentos do edifício e as suas funções, por altura da escravatura. A exposição é composta por fotos que retratam, por exemplo, as cerimónias de baptismo dos escravos antes da partida para a Europa e América, bem como o processo de embarque e desembarque.

A colecção é ainda integrada por peças de armamento usado pelos colonizadores e dos colonizados.

Segundo o director do museu, Vladimir Fortunato, a reabertura pública da instituição vai contribuir na transmissão de informações sobre o processo de escravatura em Angola.

"A recuperação e o resgate dos factos que configuram este período triste da nossa história é de capital importância para a compreensão de certos fenómenos actuais", disse o director. Acrescentou que o objectivo principal é o aumento e a consciencialização do público para a problemática da escravatura e do tráfico de escravos, enquanto prática desumana e cruel.

O Museu Nacional da Escravatura foi fundado a 17 de Dezembro de 1977 e é uma instituição de investigação científica, cuja instalação compreende cinco compartimentos onde está exposta uma síntese da Historia da Escravatura e do tráfico de escravos, reportando a época que lhe corresponde.