News & Announcements

05/09/2014: Brasil/Angola: Rubricado memorando no domínio da Defesa

Brasil/Angola: Rubricado memorando no domínio da Defesa

Brasília (Do enviado especial) - Um memorando de entendimento técnico, no domínio da defesa, foi rubricado hoje (sexta-feira), no Estado de Brasília, entre os ministérios da Defesa do Brasil e de Angola, visando o estreitamento dos laços históricos de amizade entre os dois povos e países.

A assinatura deste memorando é decorrente da visita oficial efectuada pelo Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, em Junho deste ano, ao Brasil, e vem contribuir para o reforço da parceria estratégica existente entre os dois países.

O acordo foi assinado pelos ministros da Defesa João Lourenço (Angola) e Celso Amorim (Brasil), na presença do embaixador de Angola no Brasil, Nelson Cosme.

O acordo visa estabelecer as directivas para o planeamento e implementação do Programa de Desenvolvimento do Poder Naval angolano (Pronaval), incluindo a assessoria técnica, fornecimento de materiais, qualificação de pessoal, desenvolvimento de projectos, capacitação de recursos humanos e outras actividades.

Na sequência do diploma assinado, o Ministério da Defesa do Brasil pretende apoiar Angola na troca de informações e aquisição de navios militares,  alguns construídos em território brasileiro e outros em solo angolano. As claúsulas estão por discutir .

Ainda hoje, o ministro angolano, acompanhado dos chefes do Estado Maior da Força Aérea Nacional (FAN) e da Marinha de Guerra Angolana (MGA), respectivamente Francisco Lopes "Hanga" e Augusto da Silva "Gugu", visitou a exposição da Base Industrial de Defesa (BID) do Brasil.

A referida amostra é iniciativa da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) e pela Agência Brasileira de Promoção e Exportação de Investimentos (APEX-Brasil), agregando um total de 84 empresas, entre estatais e privadas que laboram neste ramo.

A iniciativa inclui a apresentação de material de guerra ligeiro e pesado produzidos no Brasil.

O ministro angolano da Defesa está no Brasil desde quinta-feira, a convite do seu homólogo Celso Amorim.

As repúblicas de Angola e do Brasil estabelecem relações diplomáticas desde 12 de Novembro de 1975.

A 11 de Junho de 1980, rubricaram um acordo geral de cooperação económica, tecnico-cientifica e cultural, que serviu de base fundamental para o desenvolvimento dos laços.

Em 2010, no Estado de Brasilia, os Presidentes de Angola, José Eduardo dos Santos, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, assinaram a declaração conjunta sobre o estabelecimento da parceria estrategica entre os dois países.

O presente instrumentos estimula a concertação em assuntos bilaterais e internacionais e a promoção de iniciativas, programas e projectos específicos de interesse comum, nos mais variados dominios, entre os quais o político, o diplomatico e o económico.