News & Announcements

12/08/2014: Presidente apresenta ganhos socio-económicos de Angola à homóloga chilena

Presidente apresenta ganhos socio-económicos de Angola à homóloga chilena

Luanda - O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, disse nesta terça-feira, em Luanda, que nos últimos doze anos Angola está a solucionar paulatinamente os principais desafios sociais e o país pode encarar uma nova fase de desenvolvimento, estando a sua economia entre as que mais crescem no mundo.

"Hoje temos em fase de implementação um programa de desenvolvimento de longo prazo que nos irá permitir diversificar a nossa economia, aumentar a oferta de emprego e dar solução aos principais problemas no domínio da educação e formação técnica, da saúde e saneamento básico, do acesso à energia e água, da habitação e muitos outros", disse.

O Chefe de Estando fez este pronunciamento quando discursava na abertura das conversações entre delegações de Angola e do Chile, no âmbito da visita oficial da Presidente deste país, Michelle Bachelet,iniciada nesta segunda-feira.

"Desejamos, para esse efeito, estabelecer uma cooperação abrangente com o Chile, pois sabemos que é a economia mais competitiva da Américo Latina e conhecemos o seu potencial académico, científico, tecnológico e profissional e a capacidade dos seus empresários para identificar oportunidades de negócios", augurou.

Neste sentido, prosseguiu o estadista angolano, pretendemos estabelecer cooperação nas áreas da Ciência, Tecnologia, Inovação e Gestão, com vista a garantir a formação de recursos humanos qualificados e altamente qualificados, necessários ao aumento da competitividade da nossa economia.

Depois da abertura das conversações, os dois estadistas reuniram-se em privado, no Palácio Presidencial da Cidade Alta, enquanto as delegações ministeriais dos dois países procuram encontrar pontos convergentes susceptíveis de estabelecer uma cooperação bilateral saudável.