News & Announcements

11/11/2011: General moçambicano diz que Angola luta pela afirmação na arena internacional

General moçambicano diz que Angola luta pela afirmação na arena internacional
 

Luanda - O chefe do Estado Maior General das Forças de Defesa de Moçambique, Paulino José Macaringue, reconheceu em Luanda, que Angola tem lutado para a sua afirmação na arena política internacional, salvaguardando os seus interesses nacionais.

O oficial moçambicano, em visita oficial a Angola, comentava, à Angop, o significado da celebração do 36º aniversário da proclamação da independência nacional, que se assinala hoje, dia 11 de Novembro.

Realçou que, em nove anos de paz, registam-se grandes avanços no concernente à reconstrução nacional, quer em infra-estruturas, quer no tecido humano, neste particular virada para a reconciliação  nacional e a pacificação dos espíritos.

Aproveitou a oportunidade para manifestar o apoio e solidariedade do povo e das forças armadas moçambicanas, com Angola, por ocasião desta efeméride.

Encontrou-se com o ministro da Defesa Nacional, Cândido Van-Dúnen, e com o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), Geraldo Sachipengo Nunda, com quem abordou aspectos ligados à cooperação.

O acto central do 36º aniversário da independência, proclamada na madrugada de 11 de Novembro de 1975, pelo Presidente António Agostinho Neto, decorre na cidade de Ndalatando, capital da província do Kwanza Norte.

As celebrações decorrerem sob o lema "Com paz, unidade e reconciliação, desenvolvamos Angola com instituições fortes e capazes".