News & Announcements

10/08/2014: Vice-presidente regressa ao país

Vice-presidente regressa ao país

Luanda - O vice-presidente da República, Manuel Vicente, chegou na manhã de hoje, domingo, a Luanda, depois de ter participado, em Washington, na Cimeira de Lideres EUA-África, que decorreu em Washington, de 4-6 de Agosto do corrente.

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro Manuel Vicente recebeu cumprimentos de boas vindas do chefe da Casa Civil da Presidência da República, Edeltrudes Costa, e de responsáveis  do seu gabinete.

Na cimeira, Angola manifestou-se predisposta a prosseguir com os esforços para a paz e estabilidade no continente africano e apresentou uma série de garantias de protecção de investimentos privados e de oportunidades para a criação de parcerias com o empresariado americano.

O Presidente americano, Barack Obama, defendeu um novo modelo de parceria com a África, com vantagens recíprocas, e anunciou um financiamento de 33 biliões de dólares para apoiar o desenvolvimento do continente africano.

À margem da Cimeira, a delegação angolana participou nos fóruns sobre transportes, comércio, sociedade civil e sobre a lei de crescimento e oportunidades em África (AGOA), assim como esteve presente num encontro organizado pela Câmara de Comércio EUA-Angola que se debruçou sobre as oportunidades de negócios e de investimentos na pátria angolana e em recepções no Congresso dos Estados Unidos e no Fórum de Negócios EUA-África.

A comitiva encabeçada por Manuel Vicente manteve ainda encontros com várias entidades e concedeu audiências aos responsáveis das petrolíferas americanas Chevron e ExxonMobil, que manifestaram o interesse em incrementar as suas carteiras de negócios em Angola.

A cimeira de Washington visou reforçar os laços com os países do continente africano uma vez que a iniciativa permitirá avanços na atenção que a administração dedica ao investimento e comércio em África, bem como o compromisso dos EUA com a segurança no continente, o seu progresso e bem-estar dos seus povos..