News & Announcements

04/08/2014: EUA: Vice-presidente aborda questões de interesse bilateral com John Kerry

EUA: Vice-presidente aborda questões de interesse bilateral com John Kerry

Washington (Dos enviados especiais) - O vice-presidente da República de Angola, Manuel Vicente, manteve nesta segunda-feira, em Washington. DC, EUA, um encontro com o Secretário de Estado norte-americano, John Kerry, com quem abordou questões relacionadas à cooperação, situação de desenvolvimento, da paz e segurança, no continente africano e no mundo.

Depois do encontro, realizado no Departamento de Estado Norte Americano, o vice-presidente angolano e o governante americano falaram de improviso para os jornalistas nacionais e internacionais.

Ao usar da palavra, Manuel Domingos Vicente disse esperar que desta visita os dois governos (angolano e norte-americano) saiam reforçados e que "a cooperação possa ter vias de encaminhamento ainda maior".

"É consabido por toda gente que temos uma cooperação excelente a nível da indústria petrolífera, mas no quadro do nosso plano de desenvolvimento nós gostaríamos também de ver os EUA a participar em outras áreas para o desenvolvimento de Angola", frisou.

Manuel Domingos Vicente referiu que Angola conta com todo apoio e toda colaboração dos EUA, para que em conjunto possam estabilizar o continente africano.

"Sabemos que sem paz e segurança não há investimento, de modo que é o primeiro foco de sua excelência o Presidente da República de Angola colaborar, participar e fazer todos os esforços no sentido de podermos garantir  a paz a nível de todo continente africano, bem como a nível global", acrescentou.

De acordo com o vice-presidente, numa alusão aos esforços de Angola na busca de soluções para a África, essa também é uma das razões em espírito de missão que leva o país a candidatar-se para membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU, para o próximo mandato.

"Isso como disse leva-nos à promoção da paz no continente africano e no mundo", sublinhou Manuel Vicente, que se encontra em Washington para participar na Cimeira de Chefes de Estado e de Governo denominada EUA/ Líderes de África, em representação do Presidente da República José Eduardo dos Santos, que terá lugar nesta quarta-feira, nos EUA.

A delegação angolana ao fórum íntegra os ministros das Relações Exteriores, Georges Chicoti, dos Transportes, Augusto Tomás, das Finanças, Armando Manuel, dos Petróleos, Botelho de Vasconcelos, da Economia, Abrahão Gourgel, e a ministra do Comércio, Rosa Pacavira.

Temas como saúde, vida selvagem, energia, comércio e investimentos em África, bem como paz e segurança no continente fazem parte da agenda oficial da cimeira, subordinada ao tema "Investir na próxima geração", onde foram convidados mais de 50 chefes de Estado e de Governo dos países africanos, numa iniciativa do presidente norte-americano, Barack Obama.

Esta cimeira, segundo fontes da administração norte-americana, visa reforçar os laços com os países do continente africano, uma vez que essa iniciativa permitirá avanços na atenção que a administração dedica ao investimento e comércio em África, bem como o compromisso dos EUA com a segurança em África, o progresso e bem-estar dos seus povos.

Durante o encontro, os dirigentes americanos pretendem abordar aspectos de como os EUA podem aumentar a capacidade de prestar apoio aos governos africanos, como lidar com os desafios complexos de segurança.

Além de situações regionais, os Estados Unidos também pretendem cooperar e ajudar os Estados africanos a solucionar os desafios a nível da segurança, que estão a aumentar no mundo, bem como criar um ambiente que permita aos exércitos africanos protegerem os respectivos Estados.