News & Announcements

04/08/2014: EUA: Rubricado memorando de entendimento com Banco de exportação e importação americano

EUA: Rubricado memorando de entendimento com Banco de exportação e importação americano

Washington - (Dos enviados especiais) - Um memorando de entendimento foi rublicado nesta segunda-feira, em Washington, entre o governo angolano e o banco de exportação e importação dos Estados Unidos da América, visando garantir financiamentos em infraestruturas nos domínios da energia, telecomunicações e transportes.

O acordo foi assinado pelo ministro das Finanças,  Armando Manuel,  e pelo Presidente do Conselho do Banco de Exportação- Importações do EUA, Fred Hochberg,  na presença o Vice-presidente da República,  Manuel Domingos Vicente, vários membros do Executivo angolano e empresários dos dois países.

O ministro Armando Manuel explicou que o governo angolano para implementar o plano nacional de desenvolvimento,   ambicioso com os desafios do presente e do futuro, tem  procurado atrair investimentos para criar infraestruturas básicas necessárias nos domínios do saneamento,  energia, estradas e telecomunicações.

Explicou que o acordo vai permitir beneficiar da presença de empresas americanas em Angola, assim como de tecnologia,  equipamento e conhecimento nos domínios da energia e dos transportes.

Adianta que o memorando de entendimento é um acordo que traça as grandes linhas que definem os sectores estratégicos da cooperação, e a partir do qual será possível celebrar vários acordos de financiamento.

O governante informou que proximamente será rubricado um acordo de cerca de um bilião de dólares para aquisição de locomotivas e turbinas,  uma vez que Angola está a produzir gás natural.

O presidente do conselho do Banco de Exportação e Importação dos EUA manifestou-se satisfeito por participar nos esforços do governo angolano de melhoria das condições do