News & Announcements

04/08/2014: Minars analisa programas da Assistência Social com delegação zambiana

Minars analisa programas da Assistência Social com delegação zambiana

Luanda - Os programas e projectos do Executivo angolano concernentes à promoção de reinserção social das pessoas vulneráveis foram analisados em Luanda, durante um encontro entre a secretária de Estado da Assistência e Reinserção Social, Maria da Luz de Sã Magalhães, e a ministra zambiana do Género e Desenvolvimento da Criança, Hon Inongue Wina.

Na ocasião, a secretária de Estado Maria da Luz de Sã Magalhães sublinhou que o Executivo tem programa de trabalhos bem definidos, que o seu Ministério tem levado a cabo e permite dar respostas sócio-assistenciais a favor das populações mais carenciadas, mormente no domínio da criança, pessoas idosas, com deficiência e jovens, inseridas no cronograma de medidas da sua instituição, em consonância com o estabelecido no Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) 2013-2017.

Acrescentou  que se abordou também a problemática do programa de desminagem e integração dos ex-militares, bem como transmitiu-se imputs necessários como se tem feito com os grupos vulneráveis onde as políticas do Estado em torno da assistência social.

Por seu turno, a ministra zambiana disse ter ficado bastante impressionada com as políticas do Executivo angolano apresentadas, no que diz respeito à integração social das crianças e dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria.

Prometeu levar uma experiência no que diz respeito à reintegração de jovens delinquentes que Angola tem levado acabo desde a assistência social, a construção de casas para os jovens, por "constatar que o programa é bastante ambicioso".

Adiantou também que para além disso participou do encontro para "beber" da experiência do Governo de Angola no tocante às políticas traçadas nestes domínios e como tem resolvido estas questões das crianças e pessoas mais vulneráveis, bem como os que sofrem do Sida, uma vez existir problemas semelhantes entre os dois países.

A delegação Zambiana se encontra desde sexta-feira em Angola, a convite do Ministério da Família e Promoção da Mulher.

Participaram da reunião por parte de Angola, Humberto Costa, director nacional de Pessoas Portadoras com Deficiência, Ruth Michinji, directora nacional do Instituto Nacional da Criança, Alexandre Diogo, director do Gabinete de Intercâmbio, André Nzinga, director nacional da Assistência Social e Sebastião Muondo, director nacional da Criança e Adolescente.

Já da parte Zambiana,além da ministra Inongue Wina, participram  do mesmo encontro a vice-ministra do Assunto Social, Esther Banda, a embaixadora da Zâmbia acreditado no país, Barbara Chilangwa.