News & Announcements

22/07/2014: Primeiro ministro italiano reconhece liderança e esforços do PR angolano

Primeiro ministro italiano reconhece liderança e esforços do PR angolano

Luanda - O primeiro ministro da República da Itália, Matteo Renzi, reconheceu nesta (segunda-feira), em Luanda, a liderança do Presidente José Eduardo dos Santos, bem como o "importante papel " que este tem desempenhado na busca de soluções para a estabilidade em alguns países africanos, em especial da Região dos Grandes Lagos.

O dirigente italiano fez estas afirmações ao proferir uma declaração, no Palácio Presidencial, ladeado do Chefe de Estado Angolano, José Eduardo dos Santos, no quadro da sua visita de 48 a Angola, destinada ao reforço da cooperação bilateral entre os dois países.

"Isto é muito importante para criar segurança e estabilidade em África, tendo em conta a conjuntura e os problemas que se vivem actualmente em vários países do mundo", ressaltou.

Matteo Renzi defendeu a necessidade de rápida intervenção na República Centro Africana (RCA), para evitar que ocorra o pior neste país da Região dos Grandes Lagos, assolado há algum tempo por um conflito interno armado, e para onde o Governo italiano enviou tropas de manutenção de paz para ajuda ao processo de pacificação em curso.

O primeiro ministro italiano encabeça uma importante delegação que integra vários empresários, que buscam parcerias de negócios com angolanos.

Depois das declarações, o Chefe de Estado Angolano ofereceu um banquete a comitiva italiana, que deixou o país ao final da tarde.