News & Announcements

15/07/2014: Presidente da Assembleia Nacional defende maior interacção com a Comunicação Social

Presidente da Assembleia Nacional defende maior interacção com a Comunicação Social

Luanda - O Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, defendeu nesta terça-feira, em Luanda, uma maior aproximação entre os parlamentares angolanos e a Comunicação Social.

Ao discursar na abertura do seminário sobre "Comunicação Social, o Parlamento e o Cidadão", Fernando da Piedade Dias dos Santos sublinhou que a Assembleia Nacional defende uma maior interacção com a Comunicação Social, por constituir a via que efectiva um dos princípios básicos deste poder, ou seja a divulgação dos actos parlamentares com isenção e aproximação do exercício da cidadania.

Indicou que foi com esta visão que, no plano da organização interna da comunicação, a Assembleia Nacional fez avanços significativos para criar um gabinete de Comunicação e Imagem dotado de recursos humanos especializados e com material moderno.

Para o líder do Parlamento, o estabelecimento de novos canais de comunicação pode ajudar não só no acesso à informação que a Assembleia Nacional detém, como na ampliação da participação pública nas práticas democráticas e com ela consolidar, cada vez mais, a cultura política em Angola.

A Assembleia Nacional pretende com o seminário dotar os jornalistas de conhecimentos básicos sobre as práticas, terminologias e procedimentos parlamentares, bem como despertá-los sobre as suas responsabilidades na divulgação da actividade dos deputados.

A sessão solene de abertura do seminário contou igualmente com a presença dos presidentes das distintas comissões de trabalho especializadas, directores das Unidades Orgânicas e sociedade civil.

Com duração de um dia, no evento serão abordados aspectos como "Evolução Histórica do Parlamentarismo em Angola", "Administração Parlamentar e os Meios de Comunicação Social e O Parlamento", "Nomenclatura e Terminologia Parlamentar no Contexto da Comunicação Social" e "As TIC e a Comunicação Social" cujos prelectores serão Elias Chinguli de Oliveira, Alfredo Benedito Salvador Carima, Aniceto da Fonseca Emílio Pedro e Eduardo Menezes, respectivamente.