News & Announcements

15/07/2014: Malanje: Novos componentes do programa de combate à pobreza serão implementados este ano

Malanje: Novos componentes do programa de combate à pobreza serão implementados este ano

Malanje - A ministra do Comércio, Rosa Pacavira, anunciou nesta terça-feira que no âmbito do Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza serão implementados este ano, em Malanje, mais dois novos componentes, designadamente cartão Kikuia e a transferência social produtiva.

A governante que falava durante a reunião de balanço do referido programa relativo a 2013 referiu que o projecto denominado "Transferência Social Produtiva" fará parte do subprograma "Ajuda para o Trabalho" e terá a missão de ajudar as famílias.

A também coordenadora da Comissão Nacional do Programa de Combate à Pobreza fez saber que o cartão Kikuia numa primeira fase vai beneficiar 50 mil famílias vulneraveis, cujo cadastramento já teve início nos municípios de Quiçama e de Icolo e Bengo (província de Luanda) e que até Dezembro se vai estender a mais quatro provínciais do país.

Explicou que o cartão Kikuia terá um valor monetário de 10 mil kuanzas, que vai permitir que as mulheres com agregados familiares e outras abandonadas pelos maridos terão acesso a kits de cesta básica, material escolar, roupas e utensílios de casa.

Precisou que os agentes económicos de Malanje vão jogar um papel preponderante na implementação deste projecto, integrando a rede de distribuição Kikuia que vai comportar lojas onde a população vai obter os produtos.

Rosa Pacavira que trabalha desde segunda-feira nesta província, procedeu ao lançamento do novo alvará comercial, assim como visitou várias infra-estruturars sociais e económicas da província.