News & Announcements

15/07/2014: Instituto do consumidor exige das seguradoras mais informação para clientes

Instituto do consumidor exige das seguradoras mais informação para clientes

Luanda - A directora do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC), Paulina Semedo, exigiu  em Luanda, das seguradoras a disponibilização de mais informação aos clientes no momento da celebração dos contratos de seguro.

Ao falar à Angop acerca da actividade seguradora, com maior incidência para o seguro automóvel obrigatório de responsabilidade civil, Paulina Semedo salientou a necessidade das operadoras esclarecerem os clientes de como devem actuar em caso de sinistro.

Segundo a responsável, alguns automobilistas não estão devidamente informados sobre as vantagens de assegurar a sua viatura, pois o fazem, devido a obrigatoriedade imposta por lei, não estando interessados em saber das vantagens que advém daí.

"É responsabilidade das seguradoras esclarecer aos clientes as vantagens de assegurar as suas viaturas, porque muitas vezes só depois de acontecer o sinistro é que o segurado fica a saber se tem ou não direito a reparação de danos" disse.

Paulina Semedo garantiu que o INADEC vai actuar, de forma rigorosa, sobre as asseguradoras que não cumprirem em tempo oportuno a restituição ou recuperação da viatura sinistrada.

"As seguradoras dispõem agora de capacidade para fazer face à demanda pela procura do seguro automóvel, mas também devem dar resposta imediata para os clientes quanto sofrem um dano, caso contrário o Inadec vai actuar de forma directa para mediar estes conflitos", garantiu.