News & Announcements

15/07/2014: Angola/França: Comissão identifica novas oportunidades de cooperação económica

Angola/França: Comissão identifica novas oportunidades de cooperação económica
Luanda - Uma comissão bilateral trabalha actualmente com o objectivo de identificar as oportunidades de cooperação económica entre Angola e França, informou em Luanda, o embaixador francês, Jean-Claude Moyret.

 

O diplomata avançou o facto quando intervinha numa cerimónia alusiva ao Dia Nacional da França, que ontem se assinalou, tendo acrescentado que no quadro do trabalho para a diversificação das relações económicas entre os dois países, estão também a preparar uma viagem à Angola de representantes de grandes e médias empresas francesas para os próximos meses e um fórum de negócios em Paris, em Dezembro.

Para o diplomata, este desenvolvimento das relações económicas deveria ser acompanhado pelo próximo Acordo de Facilitação de Vistos Profissionais, que se seguirá ao Acordo sobre os Vistos Oficiais, já em vigor.

Disse que no Início de Julho uma reunião em Paris permitiu preparar um primeiro texto que se quer finalizar ainda este ano.

Referiu ainda que este aprofundamento na relação económica baseia-se também na relação técnica reforçada no domínio da formação superior e o reforço do liceu francês de Luanda, tanto no plano dos efectivos como da legalização jurídica.

Jean-Claude Moyret salientou que "2013 foi um ano de viragem na história das relações bilaterais, rica, antiga e, por vezes, conturbada".

Neste contexto, enfatizou, com a vinda à Luanda, no final de Outubro de 2013 do ministro dos Negócios Estrangeiros, Laurent Fabius, a que foi seguida por uma outra, em Dezembro último, do ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti, na Cimeira de Paris, estas visitas permitiram organizar a viagem  do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos.

Com esta deslocação do estadista angolano, disse, foram estabelecidas bases para uma parceria renovada em volta de uma cooperação estreita e permanente entre os dois países no domínio da paz e segurança em África.

A este respeito, saudou o engajamento de Angola para a resolução , em fim da crise dos Grandes Lagos, e contribuir para o restabelecimento institucional e social na República Centro Africana (RCA).

De igual modo, fez enfase do alargamento das relações económicas, que já são brilhantes no sector petrolífero.

Estiveram presentes na cerimónia, membros do corpo diplomático, autoridades militares, políticos, entre outros convidados.