News & Announcements

15/07/2014: Ministra do Comércio orienta reunião sobre combate à pobreza

Ministra do Comércio orienta reunião sobre combate à pobreza

Malanje - A Ministra do Comércio, Rosa Pacavira, orientou ontem a reunião de balanço do programa municipal integrado de desenvolvimento rural e combate à pobreza, executado em 2013 pelas administrações municipais da província de Malanje.

No encontro, Rosa Pacavira, na condição de coordenadora do programa municipal integrado de combate à pobreza, abordou com cada administrador a verba disponibilizada, através do Orçamento Geral do Estado, para este programa, de acordo com os projectos de  cada município.

Durante o evento foi apresentado o plano de execução do programa municipal integrado de desenvolvimento rural e combate à pobreza na província de Malanje, cujo valor global está orçado em 6 bilhões e 767 milhões de kwanzas.

No âmbito do projecto de cuidados primários de saúde, de acordo com o relatório, foram disponibilizados 2 biliões e 681 milhões de kwanzas que permitiu a construção de 11 postos de saúde, 9 residências para médicos e enfermeiros, lavandarias e adquiridas 5 ambulâncias, 15 viaturas, 50 motorizadas, 186 kits de parteiras tradicionais, 4 arcas de conservação de vacinas em alguns municípios.

Já o projecto municipal integrado de desenvolvimento rural e combate à pobreza, que teve uma quota de 2 biliões e 681 milhões de kwanzas, possibilitou a construção de 9 casas para professores, 7 mercados, duas administrações, 5 casas para administradores, duas alfaiatarias, 2 pontecos, 15 unidades de transformação de alimentos, 8 postos policiais, 2 armazéns comunitários, um centro cultural, 2 campos de futebol onze, 2 capatazia e um jardim municipal.

Foram ainda erguidas ano âmbito deste programa, 33 escolas de 6 e 12 salas de aulas em vários municípios, que permitiu a inserção de 8 mil e 483 alunos, 124 casas evolutivas, que beneficiaram 169 famílias, uma quadra desportiva entre outras infra-estruturas sociais.

A merenda escolar com um valor estimado em 590 milhões de kwanzas beneficiou 273 escolas com 107 mil e 737 alunos.

A ministra do Comércio trabalha desde a manhã de hoje nesta cidade, onde procedeu ao lançamento do novo alvará comercial. Terça-feira fará, na localidade de Cambunze (município de Cacuso), o lançamento do programa de aquisição de produtos agrícolas (Papagro).

Participaram da reunião o governador provincial, Norberto dos Santos "Kwata Kanawa", os vice-governadores provinciais, administradores municipais e membros do conselho provincial de auscultação e concertação social.