News & Announcements

15/07/2014: Ministro da Educação considera matemática chave para o desenvolvimento

Ministro da Educação considera matemática chave para o desenvolvimento

Luanda- O ministro da Educação, Pinda Simão, considerou nesta segunda-feira, em Luanda, a matemática como uma ferramenta imprescindível para o desenvolvimento sustentável, por contribuir de modo especial no estudo de ideias e informação sobre métodos de definições precisas do estudante.

O ministro fez estas considerações no acto de abertura da IV edição da olimpíada de Matemática da CPLP, que decorre na capital angolana entre 14 a 18 do corrente mês, tendo na ocasião salientado que o estudo da matemática permite a representação de ideias por meio de símbolos, formulas, figuras, gráficos, métodos de cálculos e a obtenção de soluções precisas de problemas claramente enunciados.

" As olimpíadas da CPLP revelam o engajamento dos organizadores, disponibilidade do governo que mostra a importância e o interesse de todos sobre o assunto, mas sobretudo revela o compromisso com a qualidade do ensino que se oferece para estimular professores e alunos para a disciplina de matemática", afirmou.

Pinda Simão acrescentou que para esta disciplina são notórios momentos de inibição e medo por parte dos estudantes, por a matemática exigir persistência para vencer as dificuldades, obstáculos para superar os erros sem admitir desistência para que não haja desistência.

Para Pinda Simão, qualquer olimpíada expõe talento, iniciativa e a criatividade dos estudantes para atingirem níveis cada vez mais alto, ensinando-os a auto superação.

Segundo o governante, a olimpíada deve ser vista como parte integrante de um processo educativo que contribui para a formação de futuros profissionais altamente qualificados.

O evento conta com a participação de representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique  e São Tomé e Príncipe.