News & Announcements

13/07/2014: Ministro da Saúde destaca importância da auscultação à mulher rural

Ministro da Saúde destaca importância da auscultação à mulher rural

Uíge - O ministro da Saúde, José Van-Dunen, disse no Uíge, que os encontros de auscultação à mulher rural visam encontrar soluções para o seu empoderamento e consequente melhoria da qualidade de vida nas áreas rurais.

Falando no encerramento do encontro provincial, o governante referiu que o fórum, realizado por quase todo país, é um espaço de diálogo e análise, que procura inovações para a promoção social e económica desta franja da sociedade.

O também coordenador do grupo de acompanhamento do Governo à província do Uíge realçou a maturidade das mulheres na abordagem de problemas que enfrentam no meio rural.

"Tal como em todo país, as mulheres rurais querem tratores, para desbravar a terra, moto-bombas, instrumentos de trabalho e sementes para incremento da produção, acesso ao micro-crédito, instalação de redes de telefone móvel nas circunscrições, melhorias das estradas para escoamento de produtos e instalação de pequenas indústrias de transformação", frisou.

Assegurou que o programa de auscultação vai permitir o melhoramento e actualização, por parte do executivo angolano, do  Plano Nacional de Desenvolvimento 2013/2017.

Participaram do encontro, entre outros, os secretários de Estado do Ambiente, Sianga Abílio, e do  Ministério da Família, Tito Correia.