News & Announcements

13/07/2014: Administrador do Lubango diz que PAPAGRO motiva aumento da produção agrícola

 Administrador do Lubango diz que PAPAGRO motiva aumento da produção agrícola

Lubango - O administrador municipal do Lubango, Francisco Barros, disse hoje, domingo, que a execução do Programa de Aquisição de Produtos Agro-pecuários está a motivar os agricultores locais a aumentar a produção de bens para consumo familiar e excedentes para comercializar e assim contribuir para a redução da fome e da pobreza, nas comunidades.

Em declarações à Angop, para falar dos efeitos do PAPAGRO, Francisco Barros afirmou, sem revelar números, que os agricultores da comuna do Hoque, arredores do Lubango, aumentaram a sua produção devido a procura e a venda dos seus produtos.

" Hoje já vimos agricultores com capacidade de produzir toneladas de produtos agrícolas, devido ao incentivo do PAPAGRO, e é nesta perspectiva que a administração municipal do Lubango vai continuar a trabalhar, no sentido de arranjar espaços para mais agro-mercas", realçou o gestor.

Lamentou, no entanto, o facto de não existir ainda a cultura da população adquirir os produtos vindos do campo, visto que grandes quantidades têm se deteriorado noutras comunas.

No mês transacto, o Programa de Aquisição de Produtos Agro-pecuários adquiriu dos vendedores da agro-merca da comuna do Hoque, município do Lubango, província da Huíla, 95 mil 695 quilogramas de produtos diversos.

Desde o início do processo na Huíla, em Novembro de 2013, até Abril deste ano, os agricultores da comuna da Hoque venderam 189. 9 toneladas de produtos ao PAPAGRO, estimados em 13 milhões, 754 mil e 413 Kwanzas.

A comuna do Hoque dista a 35 quilómetros da sede capital da Huíla e tem uma população estimada em mais de 21 mil habitantes