News & Announcements

10/07/2014: Evolução do mercado cambial apreciada na Comissão Económica

Evolução do mercado cambial apreciada na Comissão Económica

Luanda - A Comissão Económica do Conselho de Ministros apreciou hoje, quinta-feira, em Luanda, a evolução do mercado cambial, em sessão orientada pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

O comunicado final da sessão, chegado à Angop, informa ter sido apreciada a taxa de câmbio em 0,002% no mercado primário e a sua depreciação em 0,180% no mercado secundário.

O Banco Nacional de Angola, informa o documento, no período em análise, vendeu aos bancos comerciais divisas no montante de USD 520,00 milhões, permitindo absorver liquidez do mercado no valor de Akz 50.868,07 milhões.

A Comissão Económica aprovou a proposta de ajustamento à Programação Macroeconómica Executiva do ano 2014, que visa actualizar e assegurar a consistência entre as contas fiscais, do sector externo e as contas do sector monetário.

Na sessão de quinta-feira, foi apreciado os relatórios de balanço do Plano Nacional de Desenvolvimento referentes ao ano de 2013, e ao I Trimestre de 2014, que aferem, em termos qualitativos e quantitativos, o grau de implementação do referido plano.

Segundo o comunicado, a Comissão Económica tomou conhecimento da análise efectuada a proposta de modelos de fixação de quotas de importação, que visa promover a produção nacional, diminuir os custos das importações no produto nacional e aumentar a auto-suficiência alimentar, através da gradual substituição selectiva e competitiva das importações.

Foi também apreciada a proposta de revisão do Plano Anual de Endividamento do ano de 2014, que tem por objectivo proceder o seu ajustamento face à contracção da receita fiscal, em linha com o Orçamento Geral do Estado do corrente ano.

O órgão apreciou ainda o relatório de contas do Banco de Desenvolvimento de Angola, referente ao exercício económico de 2013.