News & Announcements

10/07/2014: Vice-presidente da República avalia reforço da cooperação com Holanda

Vice-presidente da República avalia reforço da cooperação com Holanda

Luanda - Angola e a Holanda estudaram nesta quinta-feira, em Luanda, mecanismos para o reforço da cooperação bilateral, durante um encontro entre o Vice-presidente da República, Manuel Vicente, e uma delegação encabeçada pela ministra holandesa do Comércio e da Cooperação Internacional, Liliane Ploumene.

De acordo com a governante do Reino dos Países Baixos, foi discutida a possibilidade de se reforçar a cooperação no domínio dos petróleos, gás e da agricultura, bem como estender o intercâmbio a novas áreas.

À saída da audiência, Liliane Ploumene sublinhou que a Holanda apoiou a luta pela Independência Nacional de Angola e agora quer contribuir para o seu desenvolvimento económico.

Elogiou os esforços do governo, particularmente do Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, em prol da estabilidade regional.

Disse ter abordado também com as autoridades angolanas a questão da facilitação de vistos de entradas para empresários dos dois países, admitindo a possibilidade de se efectivar.

A ministra holandesa do Comércio e da Cooperação Internacional chegou quarta-feira para uma visita de trabalho de três dias ao país, a frente de uma delegação da qual fazem parte representantes de 27 empresas, e já manteve encontros com responsáveis de vários departamentos ministeriais.