News & Announcements

05/07/2014: Angola participa em conferência internacional sobre a República Centro-Africana

Angola participa em conferência internacional sobre a República Centro-Africana

Luanda - Uma Conferência Internacional dos Facilitadores da Paz na República Centro-Africana (RCA) tem lugar segunda-feira, 7 de Julho, na capital da Etiópia, Addis Abeba.

Angola será representada no encontro pelo ministro das Relações Exteriores, Georges Rebelo Pinto Chikoti, que parte neste domingo para Addis Abeba.

A conferência tem como objectivo adoptar o "plano definitivo" sobre as vias a seguir para a conquista da paz na RCA.

A realização desta conferência é uma das recomendações saídas do encontro dos líderes da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), realizada no dia 26 de Junho último, em Malabo, Guiné Equatorial.

O encontro da CEEAC em Malabo ocorreu à margem da cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana, na qual analisaram, igualmente, o relatório da mini-cimeira tripartida (Angola, Congo e Tchad), realizada em Luanda, a 6 de Junho de 2014.

A cimeira tripartida Angola, Congo e Tchad foi uma iniciativa do Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, presidente em exercício da Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).

Visou uma reflexão "profunda e directa" sobre as causas dos problemas e da instabilidade que afectam a região central de África e serviu para definir as bases da procura de soluções duradouras. Na reunião dos líderes da CEEAC, realizada em Malabo, Guiné Equatorial, onde discutiram os apoios ao processo de transição e reconciliação na RCA.

Angola fez-se representar pelo Vice-Presidente da República, Manuel Domingos Vicente. A situação na RCA continua crítica, sendo urgente conduzir a reconciliação entre os centro-africanos e consolidar o seu próprio processo de transição.