News & Announcements

05/07/2014: Considerado relevante papel da mulher rural no desenvolvimento do país

Considerado relevante papel da mulher rural no desenvolvimento do país

Benguela - A secretaria do estado para as Pescas, Maria Nelumba, considerou em Benguela, relevante o papel que a mulher rural desempenha para o desenvolvimento do país.

A responsável que falava nesta sexta-feira , no encerramento do Fórum provincial de auscultação a Mulher Rural, afirmou que são vários os sacrifícios consentidos pela mulher para a educação dos seus filhos e a sobrevivência das famílias.

Afirmou ainda que, no meio em que vive a mulher desempenha todas as actividades possíveis para melhorar as condições de vida dos que lhe rodeiam, dedicando-se agricultura, pescas, criação de animal doméstico, produz e comercializa os produtos resultante deste trabalho, para além de cumprir com as tarefas do lar

Maria Nelumba considera que, agora que o país está em paz e caminha para desenvolvimento, torna-se necessário trabalhar junto da mulher rural, para que continue de forma organizada e participativa a dar a sua contribuição ali onde for necessário.

"A mulher rural é forte corajosa e polivalente que desde os primórdios enfrenta condições adversa , nunca desistiu e sempre teve envolvida na luta pela libertação do povo e pela sua emancipação", disse.

A também coordenadora do grupo de acompanhamento a província de Benguela, referiu ainda que o governo da província está a realizar acções para o desenvolvimento económico que vão beneficiar a mulher rural.

"São muitos problemas e muitos desafios, o que é importante é a força de vontade da mulher de Benguela em participar de forma activa na melhoria de vida das comunidades", disse.

Mostrou-se convicta de que todos os sectores do governo vão trabalhar, incluindo nos seus pogramas acções as preocupações enumerados e que já estão a ser objecto de intervenção do governo.

A secretaria de estado pensa que, com este encontro foram cumpridos os objectivos traçados, cujas preocupações foram anotadas e algumas são de resolução imediatas e outras podem levar algum tempo a serem resolvidas

Avançou que com base na auscultação que esta ser feita não só na provincia de Benguela, mas em todo território nacional, o Executivo vai elaborar o programa de apoio à mulher rural, nos quais estarão escrito os projectos e as acções a serem realizadas de forma a melhorar o nível de vida das famílias angolanas, aumentando assim os seus rendimentos.

As maiores preocupações levantadas nos fóruns anteriores passam pela reabilitação das vias rodoviárias para facilitar o escoamento dos produtos para as sedes municipais e outras, construção de algumas pontes e pontecos, aquisição de motobombas e tratores e imputes agrícolas, desassoreamentos do rio Coporolo.

A facilidade ao acesso de micro-credito, formação e aquisição de Kits para as parteiras tradicionais e incentivo monetário, aquisição de moagem, extensão de electricidade e água potável e de serviço de saúde e aumento de recursos humanos, foram dentre outras preocupações apresentadas pelas mulheres rurais.