News & Announcements

30/06/2014: Cabo Verde defende ajustamento dos PALOP ao contexto internacional

Cabo Verde defende ajustamento dos PALOP ao contexto internacional

Luanda - O Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos da Fonseca, defendeu nesta segunda-feira, em Luanda, a criação de instrumentos mais ajustados ao novo cenário internacional, a fim de conferir maior vigor à comunidade dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

Jorge Carlos da Fonseca fez essas declarações durante a sessão de abertura da Cimeira Constitutiva do Fórum PALOP, tendo realçado que a organização (PALOP) já não responde completamente aos desafios do actual contexto mundial.

Referiu que os Chefes de Estado de Governo dos PALOP, reunidos na capital angolana, entendem celebrar uma nova etapa para a organização multilateral em consequência das mudanças registadas nos países membros e no mundo.

As transformações ocorridas, prosseguiu o estadista cabo-verdiano, no plano internacional no pós-guerra fria suscitaram o reajustamento de diferentes organizações regionais e internacionais.

"A conversão da organização em Fórum PALOP, dotando-a de agenda de alcance operacional e estratégico mais amplo, pode revelar-se crucial na consulta política, concertação e formação de posições comuns", destacou.

Considerou urgente mobilizar e consolidar interesses para se chegar a uma vontade comum. Disse ser neste quadro que o Fórum PALOP terá por missão prioritária a sensibilização num quadro de garantia, eficácia e ganhos recíprocos.