News & Announcements

25/06/2014: Chefe de Estado regressa ao país

Chefe de Estado regressa ao país

Luanda - O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, regressou na noite desta quarta-feira a Luanda, depois de cumprir visitas de Estado às repúblicas Federativa do Brasil e de Cuba, destinadas ao incremento das relações bilaterais e de cooperação com os dois países.

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o Chefe de Estado recebeu cumprimentos de boas vindas do vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente, do presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, do presidente do Tribunal Constitucional, Rui Ferreira, e de outros membros do Executivo.

No Brasil, o Chefe de Estado manteve um encontro de trabalho com a sua homóloga, Dilma Rousseff, no qual reafirmaram o interesse em consolidar o acordo de parceria estratégica entre os estados, em vigor desde 2010.

No final, os dois governos rubricaram um protocolo sobre facilitação de vistos de entrada para empresários dos dois países, com múltiplas entradas, por dois anos.

Ainda no país sede do mundial 2014, o presidente angolano reuniu-se com embaixadores africanos e apelou à unidade dos países do continente na luta pela liberdade económica e na criação de "boas alianças".

Já em Cuba, José Eduardo dos Santos visitou a Zona Económica de Mariel, onde se inteirou do projecto das diversas infra-estruturas a serem erguidas no local.

De igual modo, procedeu à deposição de uma coroa de flores no monumento do herói nacional "José Marti" e manteve um encontro com o Presidente da República de Cuba, Raul Castro.

Nestas deslocações, o Chefe de Estado angolano fez-se acompanhar da primeira dama da República, Ana Paula dos Santos, e de vários membros do Executivo e do seu gabinete.