News & Announcements

25/06/2014: EMG das FAA apresenta projecto do exercício militar das forças especiais da SADC

EMG das FAA apresenta projecto do exercício militar das forças especiais da SADC

Luanda - A direcção principal de operações do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas procedeu hoje, quarta-feira, em Luanda, a apresentação do plano do exercício militar, denominado "Vale do Keve-2014", das forças especiais dos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), a ter lugar de 1 de Agosto a 13 de Setembro deste ano, na província do Cuanza Sul.

No exercício conjunto e combinado das forças armadas especiais  desta região participarão  mil e 700 efectivos dos estados membros da SADC,  com excepção do Madagáscar, Lesotho,  Suazilandia,  Ilhas Maurícias, Seychelles e Malawi,  por não possuírem forças especiais. Angola, na qualidade de anfitrião, disponibilizará mil e 100 militares.

A manobra militar "Vale do Keve", segundo explicações dadas durante uma conferência de imprensa, é fictício, não tendo qualquer relação com uma situação vivida actualmente em qualquer parte do mundo.

O simulacro caracteriza - se por uma conjuntura de crise num país com a degradação de situação política interna, gerando insegurança e o colapso das instituições do estado, colocando em risco a liberdade de circulação de pessoas e bens, provocando deslocados.

Os objectivos deste exercício é treinar a organização, o planeamento, a conduta e o controlo de operações no quadro da actuação e resposta a uma situação de crise no âmbito das Forças Armadas Especiais dos Estados membros da SADC.

Tem igualmente por objectivo organizar e exercitar o comando operacional de uma força tarefa conjunta multinacional das forças especiais da SADC, treinar o Estado Maior dessas forças, incrementar a harmonização  de conceitos técnicos, táctica e procedimentos.

Outra finalidade da manobra é assegurar a uniformidade e interoperabilidade no seio das operações militares conduzidas no âmbito das forças especiais deste órgão regional, bem como melhorar os procedimentos de comando e controlo durante o planeamento, preparação, execução e coordenação das operações destas mesmas tropas.

O exercício "Vale do Keve-2014" será do tipo LIVEX/FTX com forças no terreno envolvendo o treino de uma força tarefa conjunta multinacional, na qual estarão representados militares de Angola,  África do Sul, Botswana.

A SADC foi criada em 17 de Outubro de1992 e é de grande importância para o desenvolvimento económico coordenado na região, assim como a estabilização política.

A especificação do exercício "Vale do Keve-2014", será do tipo LIVEX/FTX, com tropas de elite de Angola, África  do Sul, Botswana, República Democrática do Congo, Moçambique, Namíbia, Tanzânia, Zâmbia e  Zimbabwe no terreno.

Na qualidade de nação hospedeira, Angola tem a responsabilidade de apoiar os elementos participantes no exercício, em questões de alojamento, alimentação, apoio sanitário e transporte terrestre, sem custos, nas condições previamente discutidas e acordadas nas diferentes fases do planeamento.

A cerimónia de apresentação oficial do exercício "Vale do Keve-2014" foi orientada pelo comandante das Forças Especiais das Forças Armadas Angolanas, tenente general João Cruz da Fonseca, na presença de vários oficiais generais e superiores do exército nacional.

Os principais objectivos da SADC são promover a paz e bons relacionamentos políticos na região, actuando para evitar conflitos e guerras na região, promover o crescimento sustentável dos países do bloco e maximizar o uso dos recursos naturais desta sub - região, estimular o comércio de produtos e serviços entre os países membros, bem como diminuir a pobreza da população de todos os países membros e melhorar a qualidade de vida das suas populações.