News & Announcements

19/06/2014: Angola/Cuba: Presidente da República visita Zona Económica de Mariel

Angola/Cuba: Presidente da República visita Zona Económica de Mariel

Havana (Dos enviados especiais) - O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, visitou nesta quarta-feira a Zona Económica de Mariel (Cuba), onde se inteirou do projecto das diversas infra-estruturas a serem erguidas no local.

A actividade do chefe de Estado angolano enquadrou-se na agenda oficial da sua visita, iniciada terça-feira, no âmbito do relançamento das relações bilaterais com Cuba.

Com uma extensão de 540 quilómetros quadrados, o projecto visa a criação de zonas especiais de desenvolvimento, que permitam incrementar a exportação e consequente substituição das importações, além de garantir projectos de alta tecnologia e desenvolvimento local.

Em declarações à imprensa angolana, o presidente da Odebrechet Cuba, Mauro Hueb, falando sobre o estado de construção da Zona Económica do Mariel, informou que o projecto visa promover o desenvolvimento económico do país.

Referiu que se iniciou este projecto com a construção do Porto do Mariel e à volta deste uma zona denominada "zona de desenvolvimento especial do Mariel", que visa essencialmente atrair investidores estrangeiros.

Em termos de infra-estruturas, a zona conta actualmente com um Porto com capacidade de um milhão de contentores/ano, que pode atingir até dois milhões e 400 mil contentores por ano. Isso vai aumentando em função da procura.

A zona conta igualmente com uma auto-pista que faz a conexão do Porto com toda a malha rodoviária do país e uma rede ferroviária que vai ligar o resto do território nacional.

Quanto a previsão de conclusão das obras, Mauro Hueb, na qualidade de responsável da construtora brasileira, disse estar prevista para 10 anos.

Relativamente a intervenção brasileira no projecto, disse que tem como a parceria e as relações diplomáticas entre os dois países, tanto que a primeira fase de execução do projecto foi garantida por um crédito fornecido pelo Brasil à Cuba.

Ainda hoje, último dia da visita, o Presidente José Eduardo dos Santos, que se faz acompanhar da primeira-dama, Ana Paula dos Santos, e membros do Executivo, vai render homenagem a José Marti, mediante a deposição de uma coroa de flores no monumento do herói nacional.

Está também previsto um encontro com o Presidente cubano, Raúl de Castro, e conversações oficiais entre delegações dos dois países.

As relações de cooperação entre Angola e a República de Cuba datam há mais de 30 anos.