News & Announcements

19/06/2014: Angola produz mais de três milhões de toneladas de lixo urbano por ano

Angola produz mais de três milhões de toneladas de lixo urbano por ano

Luanda - Angola produz cerca de 3,1 milhões de toneladas de lixo urbano por ano, fruto do crescimento demográfico, informou nesta quarta-feira, em Luanda, a Ministra do Ambiente, Fátima Jardim.

A governante avançou o facto quando falava na abertura da sessão sobre "Opções térmicas e cenários de expansão do sistema electroprodutor até 2025", realizada pelo Ministério da Energias e Águas, com objectivo de envolver as estruturas do sector nas  decisões chaves da visão Angola energia 2025.

"Nós produzimos em Angola, cerca de 3,1 milhões de toneladas/ano só de lixos urbanos, para não falar de lixos industriais. Nós como Ministério do Ambiente nos interligamos a todos com uma atitude de responsabilidade e, por outro lado, controlo através do estudo de impacto e do licenciamento ambiental", disse.

A titular do Ambiente considera ainda que o consumo de energia hoje é um indicador ambiental e um indicador de desenvolvimento, que relaciona cada vez mais o produto  interno bruto.

O acto de abertura da actividade contou com a participação do secretário de Estado das Águas, Luís Filipe da Silva, da Energia, Joaquim Ventura, do Presidente do Conselho de Administração do Instituto Regulador do Sector Eléctrico (IRSE), Luís Mourão, inspectores, entre outros quadros do sector eléctrico.