News & Announcements

18/06/2014: Huíla: Circulação normal no CFM deve acontecer em Agosto

Huíla: Circulação normal no CFM deve acontecer em Agosto

Lubango - A circulação normal do comboio comercial entre o Namibe a Huíla e o Cuando Cubango deve retomar apenas no final de Agosto, quando estiverem concluídas as obras de reabilitação da plataforma arrastada pelas chuvas nas proximidades de Menongue, mais precisamente no KM 702, soube a Angop no Lubango.

Em visita de constatação dos problemas causados pelas chuvas no ramal do Caminho-de-ferro de Moçâmedes (CFM) o director do Instituto Ferroviário de Angola, Júlio Bango Joaquim, disse que actualmente decorrem obras para reposição das passagens hidráulicas em betão, assim como reconstituição do ramal.

"A rotura do ramal arrasou a plataforma e a linha ficou em esqueleto também na zona dos quilómetros 306 a 310, que corresponde a Aia e Kakwa, onde as chuvas foram intensas e arrastaram as passagens hidráulicas, reduzindo a capacidade de evasão das águas", sustentou.

Explicou que em função destes constrangimentos está apenas a circular uma composição por semana neste percurso de mais de 900 quilómetros, já que a linha está a ser partilhada, tanto pelo CFM, como pelos meios do empreiteiro e para evitar incidentes é importante que assim seja.

Avançou que, após as obras serão feitos trabalhos para preparar a recepção definitiva da linha, que passam por afinações, a que seguir-se-á a vistoria e os ensaios.

A circulação do comboio comercial do CFM iniciou em Fevereiro de 2013, com duas composições semanais (quatro viagens), mas viria a ser reduzida para uma composição (duas viagens, ida e volta) seis meses depois, por problemas na linha.