News & Announcements

17/06/2014: Presidente José Eduardo dos Santos deixou Brasília com destino a Cuba

Presidente José Eduardo dos Santos deixou Brasília com destino a Cuba

Brasília (Dos enviados especiais) - O Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, deixou hoje (terça-feira) a capital federal do Brasil, Brasília, a caminho de Cuba, no quadro das visitas oficiais que realiza aos dois países latino-americanos.

O estadista angolano manteve na segunda-feira um encontro de trabalho com a homóloga brasileira, Dilma Rousseff, no qual reafirmaram o interesse em consolidar o acordo de parceria estratégica entre os dois estados, em vigor desde 2010.

No final, os governos das Repúblicas de Angola e Federativa do Brasil rubricaram um protocolo sobre facilitação de vistos de entrada para empresários dos dois países, com múltiplas entradas, por dois anos.

O Presidente José Eduardo dos Santos defendeu a extensão das relações com o Brasil para novas áreas de cooperação e manifestou apoio "firme" à candidatura do Brasil à Conferência Internacional dos Direitos Humanos.

Prometeu continuar a torcer pela selecção do Brasil e exprimiu o desejo que seja o próximo campeão do mundo em futebol, na copa que decorre de 12 de deste mês a 13 de Julho, naquele país sul-americano.

Já a Presidente Dilma Roussef reafirmou o compromisso com a parceria estratégica e o contínuo interesse em participar no desenvolvimento industrial de Angola.

Anunciou ainda o apoio brasileiro à candidatura angolana a membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações para o período 2015/2016.

Ainda na noite de segunda-feira, José Eduardo dos Santos manteve num encontro com embaixadores africanos, tendo apelado a unidade dos países do continente na luta pela liberdade económica e na criação de "boas alianças".

Declarou que depois da unidade para a libertação do continente do colonialismo e do apartheid, conseguida a libertação política e completa de África hoje "estamos na luta pela libertação económica, visando alcançar a auto-suficiência nos mais variados domínios".

O Presidente da República é aguardado ainda nesta terça-feira, em Havana, capital cubana, para uma visita oficial enquadrada no relançamento dos laços de cooperação bilateral.