News & Announcements

15/06/2014: Huíla: João Baptista Kussumua enaltece papel das igrejas na protecção de menores

Huíla: João Baptista Kussumua enaltece papel das igrejas na protecção de menores

Cuvango - O ministro da Assistência e Reinserção Social, João Baptista Kussumua, enalteceu no município do Cuvango, província da Huíla, o papel desempenhado pelas igrejas no acolhimento e protecção de crianças órfãs e desamparadas no país.

O titular da pasta teceu tais considerações na inauguração de um centro de internamento na Missão Católica da Vila da Ponte do Cuvango, edificada de raiz, no âmbito do programa de apoio às instituições religiosas acolhedoras de crianças vulneráveis.

Segundo o ministro, as instituições religiosas existentes em Angola sempre implementaram programas e projectos atinentes a protecção das crianças a todos níveis, bem como no reforço de acções sociais, que tem permitido o crescimento saudável dos petizes.

"O esforço que as igrejas têm desenvolvido junto deste grupo alvo deve ser reflectido pela assiduidade e pontualidade nas salas de aulas, respeitando os adultos, e na assimilação da matéria, para que os resultados possam surgir positivos" realçou o ministro.

Lembrou que o governo, liderado pelo presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, aprovou recentemente um programa da juventude, que visa estabelecer metas que passam pelo desenvolvimento desta camada a nível do país.

O ministro da Assistência e Reinserção Social considerou, igualmente, pertinente que as crianças tenham um relacionamento de troca de experiencia entre petizes de outras instituições, para que haja unidade e reconciliação entre as mesmas.

O centro de internamento da Missão Católica da Vila da Ponte do Cuvango, avaliado em mais de 50 milhões de Kwanzas, tem capacidade de albergar 75 crianças, cujas idades vão de sete a 18 anos.

A Missão Católica da Vila da Ponte do Cuvango existe há 125 anos e é assegurada por três sacerdotes, entre as quais duas madres.

Com uma superfície territorial de nove mil e 680 quilómetros quadrados, o município de Cuvango tem uma população estimada em 135 mil habitantes e dista 345 quilómetros a lesta da cidade do Lubango, província da Huíla.