News & Announcements

13/06/2014: Angola presente no Simpósio 2014 em Abidjan

Angola presente no Simpósio 2014 em Abidjan

Abidjan - Angola esteve presente em Abidjan, de 03 a 08 deste mês, no Simpósio 2014 para debater questões sobre a problemática da construção de alojamentos comunitários e oferecer aos investidores uma plataforma para sensibilizar o mercado sobre as diversas inovações da construção no sector de Habitação.

O director Nacional da Habitação do Ministério da Construção, Adriano dos Santos da Silva, explicou que até ao momento Angola não é, ainda, membro do Shelter-África, organizadora do evento, mas já existem sinais de boas intenções para que um dia possa fazer parte deste organismo.

É neste sentido que, há cerca de dez anos, integra a lista dos convidados privilegiados desta organização internacional especializada em matéria de construção de alojamentos sociais.

"Apreciamos bastante as iniciativas de Shalter-África pela sua política de partilhar com os Estados Africanos as suas experiências neste sector tão crucial, não só em Africa mas também nos outros continentes, sobretudo naqueles onde o défice habitacional tornou uma equação difícil a resolver" - salientou.

Na óptica de Adriano dos Santos da Silva, o caminho seguido pelo Shalter constitui o melhor, pois permite que os Estados Africanos possam aproveitar estes encontros para promoverem as tecnologias que traduzem as suas próprias realidades e que saibam avaliar as outras em desenvolvimento noutras partes do mundo.

Neste caso, o director nacional da Habitação afirmou que Angola está a desenvolver uma grande tecnologia e sistemas de habitação, baseados nas realidades nacionais, pois além de Luanda, o Executivo Angolano levou a construção até províncias onde existe crise de alojamento como Huambo, Lunda Norte, Lunda Sul, Bié, Cabinda e Bengo.

Segundo ele, o ponto mais alto desta deslocação a Abidjan (Côte d'Ivoire), foi o encontro formal que manteve com a direcção de Shalter-África, durante o qual sentiu, pela parte dos seus interlocutores, a vontade expressa de se encontrar com as autoridades angolanas para discutirem algumas estratégias e programas em prol dos objetivos a atingir, para que ambas as partes possam contribuir para solução da crise de Habitação em Àfrica e em outras partes no mundo.

O representante da República de Angola no Simpósio de Abidjan2014 regozijou-se pela vontade manifestada pelos chefes de delegações da Nigéria e Ghana em se candidatarem para albergar os dois próximos Simpósios de Junho de 2015 e 2016.

A Shelter-Africa, organismo internacional que se dedica a esta matéria, agendou para discussão, durante os cinco dias de trabalhos, o tema "As tecnologias e métodos alternativas da construção-solução douradora para aliviar o défice de alojamentos em Africa".

Durante os debates, os participantes provenientes de países africanos e asiáticos, tomaram contacto com as intervenções dos diferentes oradores especializados em matéria de construção, estudos de caso para redução do défice de alojamento, utilização em grande escala das tecnologias alternativas de construção conhecidas pela sigla (TAC) e a colaboração dos bancos e instituições especializada