News & Announcements

13/06/2014: Mundial2014: Neymar conduz Brasil a triunfo na estreia

Mundial2014: Neymar conduz Brasil a triunfo na estreia

São Paulo (Do enviado especial) - Sob olhar atento de 12 chefes de Estado, entre os quais o Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, a selecção brasileira estreou-se com vitória sobre a Croácia, por 3-1, na abertura do Mundial FIFA 2014, a disputar até 13 de Julho.

Pela primeira vez na história, o Brasil marcou quatro tentos na abertura, um dos quais na própria baliza.


Os canarinhos começaram mal a partida, ao marcarem na própria baliza, aos 11 minutos, quando Marcelo tentou cortar o lance, ante pressão de avançado croata. A seguir, a equipa anfitriã estremeceu, mas antes do intervalo, numa jogada individual iniciada por Oscar, Neymar rematou rasteiro e bateu o guarda-redes croata.


Na segunda parte, o Brasil entrou tímido, apesar da arbitragem contestada pelos croatas. Num penalty duvidoso, a assinalar derrube de Fred na área, Neymar colocou pela primeira vez o conjunto de Felipão à frente do marcador. O guarda-redes adversário ainda tocou na bola, mas ela "fugiu" e sacudiu as redes.


Na resposta, Rakitic, Modric, Lovren e Srna, sucessivamente, obrigaram Júlio César a defesas apertadas, para evitar o pior. Apesar do ascendente da Croácia, os brasileiros conseguiram sentenciar a partida na ponta final, com uma biqueirada de Oscar, uma das unidades mais influentes do desafio, pois esteve nos três golos da sua selecção, confirmando o triunfo.


Com os 60 mil espectadores presentes na Arena Corinthians, em São Paulo, os comandados de Felipão só conservaram a bola e gerir o tempo, até o apito do árbitro Yuichi Nshimura, do Japão, tendo em consequência dado um passo significativo para o apuramento à próxima fase.


Na segunda jornada do Grupo A, o Brasil vai defrontar o México, adversário de estreia dos Camarões, na sexta-feira, para conclusão da ronda inicial.