News & Announcements

04/06/2014: Primeiro-ministro de Cabo Verde já em Luanda

Primeiro-ministro de Cabo Verde já em Luanda

Luanda - O primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, chegou na tarde de hoje, quarta-feira, à capital angolana, a fim de efectuar uma visita oficial de dois dias, com vista ao reforço das relações bilaterais de cooperação entre os dois estados africanos lusófonos.

À sua chegada, o primeiro-ministro cabo-verdiano foi recebido pelo Ministro das Relações Exteriores, Georges Rebelo Pinto Chikoti, acompanhado de altos funcionários do seu pelouro e membros das missões diplomáticas dos dois países.

No programa da visita, a decorrer de quarta-feira à quinta-feira, está agendado um encontro com o Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, assim como conversações oficiais entre as delegações governamentais de Angola e Cabo Verde.

Os acordos de facilitação de vistos, de reconhecimento recíproco das cartas de condução, com vista a evitar a dupla tributação e evasão fiscal, e a protecção de investimentos e de recursos fitossanitário são alguns assuntos a serem aflorados durante os encontros com as autoridades angolanas.

As repúblicas de Angola e de Cabo Verde mantêm excelentes relações de cooperação e de amizade, quer no quadro bilateral, quer a nível da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

No quadro das relações entre os dois estados, foi institucionalizada a Comissão Mista Bilateral Angola – Cabo Verde, que realizou a sua sétima sessão, em Luanda, de 2 a 5 de Dezembro de 2008, organismo que será revitalizado durante esta visita do governante cabo-verdiano, para preparar a sua oitava sessão.