News & Announcements

04/06/2014: Três projectos de arroz vão surgir no Cuando Cubango até 2017

Três projectos de arroz vão surgir no Cuando Cubango até 2017

Menongue - Três novos projectos agro-industriais de produção de arroz poderão ser implementados até 2017, na província do Cuando Cubango, anunciou terça-feira o governador local, Higino Carneiro.

O governador falava no acto de inauguração da Fazenda Agro-Industrial do Longa, município do Cuito Cuanavale, cerimónia orientada pelo ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural Afonso Pedro Canga.

A Fazenda Longa é um projecto orçado em sete biliões e 600 milhões de kwanzas, tendo já produzido na campanha agrícola 2013/2014 três mil e 700 toneladas de arroz.

Higino Carneiro informou estarem a negociar com investidores nacionais e estrangeiros, interessados em promover iniciativas do género.

"Estamos em crer que até 2017 mais dois ou três projectos do género surgirão na província do Cuando Cubango", assegurou o governador para quem os habitantes do Cuando Cubango e das províncias vizinhas podem a partir de agora consumir o arroz que está a ser produzido na Fazenda Longa.

Na Fazenda Agro-Industrial Longa, com cerca de mil e 500 hectares cultivados, além de cereais, Higino Carneiro defendeu a criação de gado e aves, para que esta produção possa contribuir na redução da pobreza nas comunidades.