News & Announcements

02/06/2014: Chefe Estado Angolano fala de investimentos com presidente do Export - Import Bank dos EUA

Chefe Estado Angolano fala de investimentos com presidente do Export - Import Bank dos EUA

Luanda - O Chefe de Estado Angolano, José Eduardo dos Santos, abordou com o presidente do Export - Import Bank dos Estados Unidos da América, Fred Hochderg, aspectos ligados a investimentos, infra-estruturas , e energia eléctrica para Angola, durante uma audiência ocorrida hoje, segunda-feira, no Palácio Presidencial, em Luanda.

A saída da audiência Fred Hochderg, que a qualificou de bastante "frutífera" deu a conhecer à imprensa  que a sua instituição bancária vai investir para os referidos projectos um valor estimado em mil milhões de dólares americanos que está dividido em duas áreas, nomeadamente uma para aquisição de locomotivas e outra para instalação de energia eléctrica.

"Trata-se  verdadeiramente de dois projectos  que vão marcar o nosso primeiro passo  de trabalho com a  República de Angola, no sentido do reforço e da diversificação da economia  angolana", explicou o responsável bancário.

No domínio da transportação aérea , Fred  Hochberg anunciou  que o Export-Import Bank tem já aprovado um financiamento  de duas aeronaves do tipo Boing 777, provenientes dos EUA, que deverão chegar ao pais, o primeiro em 2015 e o segundo em  2016, no âmbito de uma parceria com a transportadora angolana TAAG.

No domínio de parcerias estratégicas destacou o desempenho do Presidente José Eduardo dos Santos , salientado que o estadista angolano "tem demonstrado um  papel  excelente de liderança ".

Acrescentou ainda que com a implementação  dos projectos nestas  áreas em Angola, a  "sua instituição bancária vai criar mais oportunidades de emprego  para os cidadãos e tornar também o país economicamente mais forte".

"Angola é um parceiro excelente  e pretendemos expandir  os investimentos em outras áreas", conclui o presidente do Export-Import Bank, que já deixou o país , a frente de uma delegação desta  instituição.