News & Announcements

02/06/2014: Delegação do Mirex aborda questões de interesse bilateral entre Angola e os EUA

Delegação do Mirex aborda questões de interesse bilateral entre Angola e os EUA

Washington - Com o objectivo de estabelecer contactos no âmbito do Acordo para o Diálogo de Parceria Estratégica entre Angola e os Estados Unidos da América e na esteira das discussões mantidas, em Luanda, entre o Ministro das Relações Exteriores George Chicoti e o Secretário de Estado dos EUA, John Kerry, uma delegação governamental angolana esteve em Washington D.C. de 27 a 30 de Maio.

De acordo com uma nota da Embaixada de Angola nos Estados Unidos de América, a delegação foi chefiada por Francisco José da Cruz, director da Direcção América.Recorde-se que John Kerry, secretário de Estado dos EUA, visitou a República de Angola de 4 a 5 de Maio. Na ocasião os chefes da diplomacia de ambos os países, decidiram realizar um novo encontro em Washington, à margem da Cimeira de Líderes EUA-África, a ter lugar de 5 a 6 de Agosto do corrente.

A agenda de trabalho da visita do Director da Direcção América, incluiu contactos sobre questões bilaterais, regionais e da preparação da Cimeira de Líderes EUA-África.

No que diz respeito às questões bilaterais as discussões mantidas, enfatizaram a parceria estratégica, a preparação da próxima reunião bilateral, bem como as formas de aumentar a cooperação bilateral entre Angola e os Estados Unidos da América, em vários domínios.

Francisco da Cruz, manteve igualmente encontros com a Secretária de Estado Assistente para os Assuntos Africanos, Linda Thomas-Greenfield, com o Responsável no Departamento de Estado do Gabinete para Monitorar e Combater o Tráfico de Seres Humanos, Embaixador Luís CdeBaca.

Com a USAID a delegação abordou questões ligadas á desminagem, refugiados, migração e energia.

Em relação ás questões Regionais discutidas, ambas as partes passaram em revista a situação na região dos Grandes Lagos, o empenho da presidência de Angola na Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos na procura da paz e estabilidade na região.

Nesta senda, Francisco da Cruz encontrou-se igualmente com o Enviado Especial para a Região dos Grandes Lagos, Russ Feingold, e o recém nomeado Representante Especial para a República Centro-Africana, embaixador Stuart Symington.

Sobre a Cimeira de Líderes EUA-África, ambas as partes discutiram  aspectos ligados à preparação do evento e a participação de Angola no mesmo.

Neste âmbito, a delegação angolana encontrou-se no Departamento de Estado com o Director de Política para a Cimeira de Líderes EUA-África, Embaixador Michael Battle e na Casa Branca com o Assistente Especial do Presidente Barack Obama e Director Sénior para África, Grant Harris.

O director da Direcção América do Mirex durante a sua estadia em Washington, manteve igualmente um encontro com a recém nomeada embaixadora dos EUA em Angola, Helen LaLime, com quem abordou questões de interesse bilateral.

Sexta-feira, último dia da sua visita, Francisco da Cruz participou nas instalações da Embaixada de Angola nos EUA, numa reunião em que estiveram presentes o embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola nos Estados Unidos da América, Alberto Ribeiro e os cônsules gerais de Angola nos EUA, nomeadamente de Nova Iorque, Adão Pinto, de Houston, Texas, Júlia Machado e de Los Angeles, Estado da Califórnia, Martinho Codo.

Assistiram o referido encontro diplomatas em serviço na embaixada de Angola nos EUA.

Integrou ainda a delegação Angolana, António Ilunga, Desk EUA junto da Direcção América do Ministério das Relações Exteriores (Mirex).