News & Announcements

29/05/2014: Uíge: Chefe de Estado inaugura aeroporto Manuel Quarta Punza

Uíge: Chefe de Estado inaugura aeroporto Manuel Quarta Punza

Uíge - O aeroporto do Uíge, reabilitado e ampliado, foi, hoje, quinta-feira, inaugurado pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, passando a designar-se Manuel Quarta Punza.

Após a inauguração, o estadista percorreu as distintas áreas das instalações, acompanhado pelo ministro dos Transportes, Augusto Tomas, o governador da Uíge, Paulo Pombolo, e outros altos funcionários do Estado angolano.

A pista sofreu uma ampliação de 500 metros, passando de mil e 800 para dois mil e 300 metros de comprimento e alargou-se as bermas de sete metros e meio de cada lado, perfazendo uma pista com 45 metros de largura.

O aeroporto do Uiíge tem um terminal com quatro mil e 600 metros quadrados, uma torre de controlo totalmente reabilitada e possui equipamentos modernos de apoio à navegação aérea.

O aeroporto comporta uma sala protocolar, uma sala VIP, novos espaços comerciais, entre lojas e restaurante.

A infra-estrutura tem agora uma balizagem luminosa, patins e mangas de vento, bem como uma placa que deverá comportar aeronaves do tipo Boieng 737-700.

As obras de remodelação e ampliação do aeroporto do Uige começaram em 2009, mas conheceram algumas paralisações, devido às adaptações que se foram efectuando, tendo em conta as exigências do momento.

O Chefe de Estado encontra-se desde a manhã de hoje, quinta-feira, nesta província em visita de trabalho, onde vai presidir a reunião da Comissão Económica do Conselho de Ministros.