News & Announcements

29/05/2014: Ficha técnica da província do Uíge

Ficha técnica da província do Uíge
Uíge - A cidade do Uíge está hoje engalada com as cores nacionais para receber o Presidente José Eduardo dos Santos, que preside a uma reunião da Comissão Económica do Conselho de Ministros dedicada à província homónima e inaugura o remodelado Aeroporto Manuel Quarta Punza.

 

Antes da definição das actuais fronteiras angolanas, o espaço territorial que hoje compõe a província do Uíge fazia parte do Reino do Congo, que,  além da zona norte de Angola,  compreendia também as actuais República Democrática do Congo e República do Congo.

A província faz fronteira com a República Democrática do Congo e com a província do Zaire,  a norte, com a província de Malanje, a este, com a província do Cuanza Norte, a sudeste,  e com a província do Bengo, a sul. Tem como capital a cidade do Uíge,  antiga Carmona.

O Uíge tem 58.698 quilómetros quadrados de superfície. Conta com 16 municípios, o que a torna na província angolana com maior número de unidades administrativas. As municipalidades são: Uíge, Negage, Cangola, Puri, Sanza-Pombo, Milunga, Quimbele, Buengas, Quitexe, Songo, Bembe, Mucuba, Ambuila, Bungo, Damba e Maquela do Zombo.

A província tem uma população basicamente camponesa e maioritariamente de etnia bakongo.  O kikongo é a sua principal língua local.

O Uíge tem um clima tropical húmido e a sua temperatura média anual ronda os 24º C.

A principal actividade económica da população é a agricultura. O Uíge já foi o principal produtor angolano de café, na década de 70 do século passado.

A província do Uíge tem um enorme potencial em recursos naturais,com destaque para o  ao cobre, diamante, granito, pedra calcária, mármore, argila, laterite, burgau, pirite, chumbo, zinco, talco, caulino e bauxite.