News & Announcements

22/05/2014: Presidente da República convidado a assistir os festejos da independência da Zâmbia

Presidente da República convidado a assistir os festejos da independência da Zâmbia

Luanda - O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, foi convidado a assistir os festejos alusivos aos 50 anos da proclamação da independência da República da Zâmbia, que se assinalam a 24 de Outubro próximo.

O convite foi formulado pelo ministro das Relações Exteriores da Zâmbia, Harry Kalaba, que de 19 a 22 deste mês efectua uma visita oficial a Angola, no âmbito do reforço da cooperação bilateral entre os dois países.

Segundo o seu homólogo angolano, Georges Chikoti, que reportou o facto à imprensa nesta quinta-feira, em Luanda, o convite surge da relação histórica entre a Zâmbia e Angola, cimentada durante a luta de libertação deste último país.

Precisou que o ministro zambiano reconheceu o crescimento que Angola tem vindo a registar nos últimos tempos, tendo felicitado a estratégia de desenvolvimento que o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, leva a cabo na região austral de África.

"Harry Kalaba considerou que as iniciativas de Angola representam um trunfo para toda a região, particularmente a Zâmbia", acrescentou o ministro angolano das Relações Exteriores.