News & Announcements

22/05/2014: Angola e Cuba delineiam nova etapa de cooperação bilateral

Angola e Cuba delineiam nova etapa de cooperação bilateral

Luanda - Uma nova etapa de cooperação bilateral está na agenda política e diplomática dos governos de Angola e Cuba para os próximos dois anos, confirmou nesta quinta-feira, em Luanda, o vice-presidente do Conselho de Ministros do país do Caribe, Ricardo Cabrisas Ruiz.

A confirmação foi feita à imprensa no final de uma audiência em que o governante cubano foi recebido pelo vice-presidente de República, Manuel Domingos Vicente, tendo realçado que a nova etapa implica o aprofundamento da cooperação nos diferentes sectores.

Ricardo Cabrisas Ruiz, que está em Luanda desde segunda-feira, disse tratar-se dos sectores do ensino superior, da agricultura, saúde, bem como o de energia e águas.

"Fizemos, com o Vice-presidente, uma análise muito rápida e concreta do andamento da cooperação. Estamos satisfeitos com os resultados alcançados nos diferentes sectores em que cooperamos", frisou o vice-presidente do Conselho de Ministros de Cuba que hoje cumpre o penúltimo dia de visita a Angola.

Na manhã desta quinta-feira, o vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente, recebeu, igualmente, o ministro das Relações Exteriores da Zâmbia, Harry Kalaba, com quem analisou a intensificação da relação entre os dois estados e a importância do corredor do Lobito no escoamento de produtos para os portos da região.

Em declarações à imprensa, no final do encontro, o ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chikoti, que acompanhou o homólogo zambiano à audiência, disse ter sido feito um convite para que o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, participe nas celebrações dos 50 anos de independência daquele país vizinho, a assinalar-se a 24 de Outubro próximo.

Angola e Zâmbia integram a Comunidade de Desenvolvimento dos Países da África Austral (SADC) ao lado da África do Sul, Botswana, RD Congo, Lesotho, Moçambique, Namíbia, Swazilândia, Tanzânia, Zimbabwe, Madagáscar, Malawi e Ilhas Maurícias.