News & Announcements

22/05/2014: Autoridades de Angola e da RCA estudam mecanismos para acordo de cooperação

Autoridades de Angola e da RCA estudam mecanismos para acordo de cooperação

Luanda - As autoridades angolanas e centro-africanas deram início nesta quarta-feira, em Luanda, a análise dos mecanismos para implementação prática de acordo de cooperação entre os dois países, durante um encontro mantido entre delegações dos dois países chefiadas pelo Vice-presidente da República de Angola, Manuel Domingos Vicente, e o primeiro-ministro deste país, André Nzapayeke.

No final do encontro, o ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti, disse à imprensa que a base do encontro foi a ajuda prometida por Angola para aquando da visita da Presidente Catherine Samba-Panza ao país.

"Agora vamos detalhar as formas para darmos início à implementação deste programa", disse o ministro Georges Chikoti.

Explicou que o programa prevê a ajuda de Angola na formação de efectivos da polícia e alguns das forças armadas, acções que poderão ser desenvolvidas no país e na RCA, bem como o apoio com alguns equipamentos.

Acrescentou que hoje o Vice-presidente da República de Angola, Manuel Domingos Vicente, e o Primeiro-ministro da República Centro-Africana (RCA), André Nzapayeke, abriram esta sessão.

O ministro manifestou ainda a prontidão do país para a implementação do acordo, explicando que os atrasos verificados na sua implementação foram da parte da RCA, dai a necessidade da redefinição de prazos

Disse também que outro aspecto importante foi o reconhecimento a Angola manifestado por este país, bem como a forma pontual e aberta com que o Presidente da República tem demonstrado para ajudar a RCA.

A República Centro-Africana é um país localizado no centro da África,  na Região dos Grandes Lagos, cuja organização regional é liderada por Angola.