News & Announcements

20/05/2014: Georges Chikoti quer consolidação das relações com Zâmbia

Georges Chikoti quer consolidação das relações com Zâmbia

Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, realçou nesta terça-feira, em Luanda, a importância da consolidação das relações com a Zâmbia, no sentido da construção de uma parceria sólida e que aproxime ainda mais os povos e os e seus interesses.

Ao discursar no acto de abertura de um encontro bilateral entre delegações de Angola e da Zâmbia, disse ser gratificante notar que os laços de cordialidade e solidariedade entre angolanos e zambianos têm sido reforçados, graças as interacções aos vários níveis, entre os dois países.

Nesta senda, referiu, a assinatura de um Memorando de Entendimento sobre Consultas Políticas Regulares é desejável, de modo a intensificar ainda mais as consultas aos diferentes níveis sobre assuntos de interesse bilateral, regional e internacional, incluindo os desafios postos aos dois países.

Entre estes desafios, disse, estão a luta contra o crime organizado e transnacional, a imigração ilegal, o tráfico de armas de pequeno calibre e o terrorismo internacional.

Frisou que ao longo dos anos, Angola e Zâmbia têm procurado explorar formas inovadoras para cooperar em várias áreas, mas apesar disso a cooperação entre os dois países ainda não reflecte as potencialidades e oportunidades existentes.

Ainda assim, reconheceu que essa cooperação pode beneficiar do actual momento de excelente relacionamento político entre os dois países.

Por sua vez, o seu homólogo da Zâmbia, Harry Kalaba, referiu que o Presidente zambiano, Michael Sata, tem o desejo de ver consolidadas as relações entre os dois países e, por esta razão, logo após ter assumido o poder, em 2012, mandatou como enviado especial o ex-presidente Kenneth Kaunda.

Disse que o trabalho que está a ser efectuado pelas autoridades angolanas, com destaque para a sua liderança, desde o alcance da paz, tem permitido a reconstrução do país e a sua projecção económica.

Harry Kalaba felicitou ainda Angola por assumir a liderança da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL).

No entanto, de acordo com o ministro, o nível de interacção entre os dois  países não reflecte ainda os níveis de negócio, mas manifestou-se esperançado de que com a sua visita este aspecto possa ser acelerado.

Também neste domínio, manifestou a disposição do seu país em ver aumentada a frequência de voos entre Luanda (Angola) e Lusaka (Zâmbia), de um por semana para três.

No quadro da sua visita oficial, o responsável zambiano tem ainda encontros com os ministros angolanos dos Transportes, Augusto Tomás, e do Comércio, Rosa Pacavira, bem como uma visita, quarta-feira, à Centralidade do Kilamba.

A delegação zambiana é chefiada pelo seu responsável pela diplomacia, Harry Kalaba, que se encontra no país desde segunda-feira (19), para uma visita oficial.