News & Announcements

20/05/2014: Primeiro-ministro da RCA está em Luanda para reforço da cooperação bilateral

Primeiro-ministro da RCA está em Luanda para reforço da cooperação bilateral

Luanda - O primeiro-ministro da República Centro Africana (RCA), André Nzapayeké, chegou nesta,terça-feira, a Luanda, para uma visita de 24 horas a Angola, no âmbito do relançamento das relações bilaterais entre os dois países.

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, André Nzapayeké recebeu cumprimentos de boas vindas do director para África e Médio Oriente do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Joaquim do Espírito Santo, bem como de membros da embaixada do seu país em Angola.

De acordo com o programa oficial, o primeiro-ministro será recebido quarta-feira pelo Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos.

A República de Angola, na pessoa do Chefe de Estado Angolano, José Eduardo dos Santos, assume desde Janeiro deste ano a presidência rotativa da Comissão Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) .

A República Centro-Africana é um país localizado no centro da África,  na Região dos Grandes Lagos , limitado a norte pelo Chade, a nordeste pelo Sudão, a leste pelo Sudão do Sul, a sul pela República Democrática do Congo e pela República do Congo, e a oeste pelos Camarões. A capital do país é a cidade de Bangui.

A antiga colônia francesa de Ubangui-Chari fez parte da África Equatorial Francesa. Em 1958, tornou-se república dentro da Comunidade Francesa e totalmente independente em 1960.

A República Centro-Africana é um dos poucos países africanos sem saída para o mar. O terreno é pouco acidentado, tendo as suas maiores altitudes nos restos do maciço de Adamaoua, que chega dos Camarões, a noroeste, e no maciço dos Bongo, a nordeste. A sul, é marcado pelos vales dos rios Ubangui e Boma.

Com uma  superfície de 622.984 quilômetros quadrados a RCA tem uma população estimada em 4.444.330 habitantes .